Champs Elysées |
Vila no interior português |
Temos duas áreas em que o romance “A cidade e as serras” se passa, em Portugal que é basicamente “as serras” de nosso romance caracterizado dessa maneira pois estava atrasado economicamente, e temos a França que é nada menos o país mais desenvolvido da época, sendo chamada por isso de "a cidade".
O Champs Elysées é descrito logo na primeira página do livro como sendo um lugar belo, com uma campo lindo e grande, com cerrados pinherais, etc.
"O meu amigo Jacintho nasceu n'um palacio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura, de vinhedo, de cortiça e d'olival. No Alemtejo, pela Extremadura, atravez das duas Beiras, densas sebes ondulando por collina e valle, muros altos de boa pedra, ribeiras, estradas, delimitavam os campos d'esta velha familia agricola que já entulhava grão e plantava cepa em tempos d'el-rei D. Diniz. A sua quinta e casa senhorial de Tormes, no Baixo Douro, cobriam uma serra. Entre o Tua e o Tinhela, por cinco fartas legoas, todo o torrão lhe pagava fôro. E cerrados pinheiraes seus negrejavam desde Arga até ao mar d'Ancora. Mas o palacio onde Jacintho nascêra, e onde sempre habitára, era em Paris, nos Campos Elyseos, n.º 202."